sábado, 18 de maio de 2013

PCR fará ecoestações para evitar que lixo obstrua galerias de águas de chuva


    Anúncio foi feito na manhã deste sábado (18) pelo prefeito Geraldo Julio durante coletiva de imprensa.

  / Foto: Michele Souza/JC Imagem

Foto: Michele Souza/JC Imagem

O prefeito Geraldo Julio anunciou, na manhã deste sábado (18), medidas para evitar os transtornos causados pelas chuvas, como a que atingiu o Grande Recife na última sexta-feira (17). A médio prazo, serão construídas sete ecoestações. São terrenos espalhados pelo Recife, que vão receber objetos descartados com até 1 m³, para evitar que eles sejam jogados em canais, rios e galerias. Não serão aceitos sacos de lixo, mas coisas como sofás, TVs, colchões e outros descartes.

Além disso, 12 projetos voltados para a recuperação de áreas que alagam em época de chuva serão licitados até o final de maio. Quatro deles, já na próxima sexta-feira, por serem localizados em corredores protocolares da Fifa para a Copa de 2014 (Avenida Boa Viagem, na frente do Parque Dona Lindu; Avenida Norte, na entrada do bairro de Nova Descoberta; Avenida Recife, na entrada de San Martin; e na Rua Santos Araújo, no bairro de Afogados). 
As medidas foram anunciadas durante uma reunião que o prefeito realizou junto aos representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Mobilidade e Infraestrutura, além da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Emlurb e Defesa Civil. “Nós trabalhamos com medidas preventivas nos últimos quatro meses, com limpeza de galerias, podas de árvores e uma equipe continua trabalhando hoje (ontem) e pelo resto da semana”, informou o prefeito.

Para justificar a demora em dar o alerta sobre a forte chuva da sexta-feira, Geraldo insistiu em dizer que não era necessário colocar a população em pânico. “A previsão meteorológica não é precisa. Se a cada momento a gente mandar que nós recebemos um alerta, nós mandarmos a população ficar em casa, o prejuízo será enorme, porque nem sempre acontece”, explicou.

O gestor pediu que, a partir de segunda e durante a temporada de chuvas fortes, a população flexibilize a saída de casa. Além disso, alertou para a necessidade de adotar cuidados preventivos, principalmente, em relação ao lixo.

As sete ecoestações serão construídas até o começo de junho, nos bairros do Ibura e Boa Viagem, na Zona Sul do Recife; Torre, Arruda e Campo Grande, na Zona Norte; e Iputinga e Mangueira, na Zona Oeste.

Em relação ao canais, como o de Guarulhos, em Jardim São Paulo, que transbordou e invadiu casas na última sexta, cujos projetos executivos estão parados desde a gestão passada, a equipe de infraestrutura da prefeitura informou que o projeto PAC Drenagem passa por readequação e que as obras serão retomandas ainda este ano.

VIAGEM - Geraldo Julio encerrou a coletiva dizendo que a viagem feita ao Rio de Janeiro, pela qual ele foi criticado pela oposição, na sexta, era importante e que ele havia embarcado antes da chuva começar. “É um projeto de melhor ocupação do espaço público, onde o Rio de Janeiro apresentou um bom exemplo e, por isso, eu estava lá. Mas o tempo todo monitorando e quando cheguei, no final do noite, me atualizei com as equipes”, justificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário