Hora de dar adeus ao Google Reader, o popular leitor de feeds do Google queencerra suas atividades no próximo dia 1º de julho, mesmo depois de vários apelos dos usuários contra seu fim. Agora o site Digg anunciou seu serviço de RSS e avisa que será o melhor substituto disponível.
Segundo informou em seu blog, o Digg ouviu diversos usuários do Reader para saber o que eles queriam do novo serviço. Na prática o novo Digg Reader será praticamente idêntico ao quase-finado leitor do Google: bastante limpo visualmente e fácil de usar. Tudo será gratuito, mas algumas funções estarão disponíveis na versão premium, que será paga.
O Digg promete uma importação fácil a partir do Google Reader e diz que os usuários terão a mesma experiência do novo serviço. Vejam que neste momento ninguém quer vender inovação, mas sim abrigar com o menor dano possível um grande contingente de órfãos. O site entra no ar dia 26 de junho, poucos dias antes do GReader acabar de vez.
Tudo será bem básico no início, mas já nos primeiros 60 dias diversas novas funções serão adicionadas, como notificações, app para Android e busca.
Outro concorrente de peso como substituto ao Google Reader é o Feedly. No mês passado, o site anunciou que dará suporte a diversos outros leitores de RSS, tentando vender ao mercado que é a opção mais completa. A migração do Google Reader já pode ser feita.

Testamos e vimos que a migração dos feeds ocorreu bem, mas a experiência não é tão parecida com o Google Reader. Isso não chega a ser um problema, mas pode afastar alguns usuários. Além disso, o design do Feedly torna o carregamento de algumas páginas um pouco lento. Por outro lado, a visualização das páginas dá bastante destaque ao conteúdo e facilita o compartilhamento. O app para iOS e Android também é fácil de usar.
Há diversas outras opções para quem quiser se aventurar. Mas vamos aguardar a chegada do Digg Reader para saber se ele conseguirá ser mesmo a melhor opção para nossos amados feeds.
Do NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário