sábado, 8 de junho de 2013

Santa Cruz aposta no regionalismo e 81% do elenco são jogadores nordestinos

Júnior Xuxa é um dos cinco reforços contratados para a Série C que são da região


Paulo Paiva/DP/D.A Press
A recente leva de contratações do Santa Cruz chamou a atenção para o perfil de elenco que a diretoria procurou seguir. Os cinco últimos reforços confirmados - Júnior Xuxa, Panda, Leozinho, Dedé e Ramirez - têm algo em comum: nasceram no Nordeste e construíram suas carreiras em clubes da região. Novatos que confirmam uma tendência do grupo coral. A grande maioria dos jogadores é nordestina. Para ser mais exato, 81%.


No grupo do Santa Cruz na Série C, há outros quatro clubes do Nordeste: CRB, Sampaio Corrêa-MA, Treze e Baraúnas-RN. Equipes que também seguem a tendência. Em todos, pelo menos metade do elenco é de atletas nascidos no Nordeste. Desses, a Cobra Coral só não é mais "nordestina" que o time potiguar, que preencheu 88% do seu grupo com jogadores da região.


A opção caseira tem seus motivos. Um deles é financeiro. Os jogadores trazidos pelo Santa Cruz se encaixam num perfil salarial dentro da meta estabelecida pelo clube. Além disso, são atletas que conhecem a competição que o Tricolor está disputando. Ainda há a proximidade regional que permite uma melhor observação dos profissionais e a obtenção de referências. Panda e Dedé, por exemplo, jogaram contra o Tricolor no início do ano, quando defendiam o Campinense.


Os próprios jogadores se conhecem por terem atuado juntos ou se enfrentado. Os recém-chegados Panda, Leozinho, Júnior Xuxa e Dedé atuaram juntos pelo Icasa, em 2010. Lá tiveram a companhia também do meia Raul, que chegou antes deles ao Santa Cruz. Trazem, assim, um certo entrosamento, muito útil para o grupo atual. "É uma fórmula muito boa investir em jogadores do Nordeste e que já passaram por equipes daqui. Como jogamos juntos no Icasa, temos um conhecimento um do outro. Entrosamento conta bastante no futebol", afirmou o meia Leozinho
Fonte: superesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário